top of page
  • Foto do escritorAlê Bevilaqua

A Saúde Mental da Mulher no Climatério: Rir para Não Chorar!





Ah, o climatério! Aquela fase da vida que chega de mansinho, como quem não quer nada, e de repente nos encontramos discutindo com o ventilador, abraçando travesseiros gelados e perguntando se alguém viu a nossa paciência que saiu para comprar cigarros e nunca mais voltou. Sim, mulheres maravilhosas, estamos falando da fase entre a menopausa e a pré-menopausa, quando nossos hormônios decidem fazer uma festa rave e nos deixam com a ressaca emocional.



O Show dos Hormônios


Primeiro, vamos falar sobre os hormônios. Eles são como aqueles amigos que só aparecem para bagunçar. Um dia você está tranquila, tomando seu café, e no outro, está chorando porque o café acabou. A oscilação hormonal pode causar uma montanha-russa de emoções, mas a boa notícia é que não estamos sozinhas nessa jornada. Conversar com amigas que estão passando pelo mesmo pode ser extremamente reconfortante. E se o humor estiver mais instável que gelatina no terremoto, não hesite em procurar um profissional de saúde mental. Terapia é vida!



O Vaso de Plantas que Nunca Foi


Outro ponto importante é encontrar novas formas de relaxamento e autocuidado. Lembra daquele hobby que você sempre quis tentar, mas nunca teve tempo? Agora é a hora! Seja pintar, fazer crochê ou até mesmo conversar com suas plantas (sem julgamentos, ok?), encontrar atividades que tragam prazer pode ser um alívio incrível para a mente. E se você falar com o vaso de plantas e ele responder, bem... talvez seja hora de ajustar a dose do café.



O Poder do Riso


Rir é realmente o melhor remédio. Não subestime o poder de uma boa comédia ou daquele vídeo engraçado de gatinhos na internet. O riso libera endorfinas, que são os hormônios da felicidade, e ajuda a aliviar o estresse e a ansiedade. Então, quando sentir que está prestes a explodir, coloque um filme de comédia, chame as amigas para uma sessão de risadas ou simplesmente ria das pequenas trapalhadas do dia a dia.



A Rainha da Resiliência


Por fim, lembre-se de que você é uma rainha da resiliência. Passar pelo climatério pode ser desafiador, mas também é uma oportunidade de se redescobrir e se fortalecer. Celebre cada pequena vitória, seja ela uma noite bem dormida ou uma crise de calor vencida com elegância. Afinal, se conseguimos lidar com reuniões intermináveis, listas de compras quilométricas e adolescentes em crise, podemos lidar com tudo!



Lembre-se, querida leitora, o climatério é apenas mais uma fase da vida. E com um pouco de humor, autocuidado e apoio, podemos transformar essa fase em uma era de autodescoberta e empoderamento. E se tudo mais falhar, sempre temos o ventilador como fiel escudeiro!


Como foi o seu climatério? Me conta...

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page