top of page
  • Foto do escritorAlê Bevilaqua

Qual seu tipo de pele?


Oi oi meus amores, tudo bem com vocês?

E aí, você sabe responder à pergunta do título? Muito se fala sobre a pele oleosa, a pele seca, a pele mista.... ou então o "queria ter a pele de pêssego"... mas você realmente identificar sua pele?

Quando nascemos, geralmente nossa pele é a dita "normal", isso é, ela não é oleosa, ela não é seca, ela produz a quantidade necessária de óleos e tem a "água" necessária para se manter hidratada. É comumente chamada de Eudérmica.

Suas principais características são o aspecto aveludado, a luminosidade natural e a ausência de poros aparentes.

Contudo, poucas pessoas mantém esse tipo de pele ao longo da vida. O mais tradicional, pelo menos aqui no Brasil onde temos um clima predominantemente quente e com sol a maioria do tempo, a pele "torna-se" mista. Isso é uma regra geral, não quer dizer que todo mundo seja assim Ok?!

Mas o que caracteriza uma Pele Mista?

É aquela que apresenta oleosidade maior na "zona T" - testa, nariz e queixo. As demais áreas do rosto tendem a ser normais, ou eventualmente secas. Os produtos para esse tipo de pele não devem conter óleo na sua constituição (oil free) mas devem ser hidratantes o suficiente para manter a pele saudável.

A Pele Seca geralmente tem uma textura mais fina, com poros quase invisíveis. Muitas vezes, ao olharmos uma pele seca, temos a impressão a pele vai "rachar ou trincar". Isso deve-se a pouca hidratação da pele, ou seja, ela libera muito mais "água" do que consegue repor (em palavras bem simples).

Além de fatores hereditários (que ditam como a nossa pele vai se comportar) temos o envelhecimento como fonte principal de ressecamento da pele. A grande maioria das pessoas, ao passar dos anos, perde, junto com a elasticidade da pele, a hidratação da juventude.

As peles secas devem evitar qualquer tipo de produto que contenha álcool em sua formulação, pois este age como uma "esponja" na hidratação da pele.

E a Pele Oleosa?

É aquela que, de longe vemos o brilho... suas glândulas sebácias produzem mais óleo do que o ideal para a hidratação da pele, por isso o aspecto gorduroso. Essa alta produção de óleo também favorece o aparecimento de acnes, comedões (espinhas e cravos). Os comedões aparecem dentro dos poros a partir do acúmulo de sebo, queratina e células mortas.

Consequentemente os poros, em peles oleosas, são bem visíveis e a pele tem um aspecto mais grosseiro, pelo acúmulo de óleo. Produtos com óleo em sua formulação são "proibidos" para este tipo de pele, pois podem entupir, ainda mais, os poros já dilatados pela produção sebácia do próprio organismo. Tampouco produtos com álcool em sua formulação, pois estes podem retirar toda a produção de sebo e causar o efeito rebote.

Contudo, assim como os demais tipos de pele, ela necessita de hidratação diária e cuidados específicos.

Agora que você já leu sobre os tipos de pele, que tal identificar qual o seu tipo de pele?

Ficou curioso? Clique aqui e responda ao questionário

Um xerô meus amores e até o próximo post!

122 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page